Como inserir link do WhatsApp no Instagram?

Se você chegou até aqui, vamos entender um pouco da importância de facilitar o contato de quem procura por seus produtos e serviços.

Tempo e facilidade

Seu sucesso nos negócios digitais (leia negócios na internet) é quase que diretamente relacionado ao tempo e à facilidade com que as pessoas conseguem buscar o que estão precisando.

Atualmente, se a pessoa não encontrar de forma imediata o que está procurando ela vai se frustar e vai procurar outros canais em que possa encontrar o que está procurando. Se você anuncia seus produtos e serviços no Instagram, é de vital importância que você esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que seus clientes tiverem. O principal canal para isso, mesmo com todos os recursos do Instagram, é o WhatsApp, devido principalmente à sua popularidade e facilidade de uso. Se você conseguir integrar as duas ferramentas (WhatsApp e Instagram), muito provavelmente você vai ter mais sucesso nos negócios.

O link do WhatsApp como website

Se você observar, o Instagram e outras muitas redes sociais disponibilizam um campo para você inserir um website. Você pode não ter um website, mas pode utilizar este recurso a seu favor. É ali justamente que você vai inserir o link que você gerou para facilitar o contato via WhatsApp. Quando o usuário clica no link que você gerou, automaticamente o aplicativo do WhatsApp é aberto e você pode inclusive já configurar uma mensagem prévia como, por exemplo: “Olá Fulano. Vi que você presta o serviço X e estou interessado. Pode me passar por gentileza um orçamento?

O formato do link após gerado vai ser assim:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5517999999999&text=Mensagem de Teste

O que vai mudar apenas é o número, que no caso eu usei um número 17-99999-9999 apenas para ilustrar e a mensagem prévia como “Mensagem de Teste“. Talvez você esteja se perguntando sobre aquele 55 alí no começo do número. Ele é importante e essencial para o funcionamento do link, pois refere-se ao código do país. Você pode gerar o link para funcionar no WhatsApp em outros países também, mas vai precisar alterar o 55 (que é o código do Brasil) para o código do respectivo país que deseja usar.

Utilizando-se dessas ferramentas (link + divulgação no campo website) você vai aproximar seu cliente de você, facilitando portanto a comunicação e muito provavelmente trazendo maiores resultados para seu negócio.

Como gerar meu link do WhatsApp?

Eu desenvolvi uma ferramenta que facilita a geração deste link. Basta acessar meu site ( https://rodrigofavaro.com/apps/rodr/gerar-link-whatsapp ) e preencher os campos Número WhatsApp (que é obrigatório), Mensagem que é opcional e o campo Email (obrigatório para concluir o processo).

Preenchido todos os campos, você vai cair numa página de Sucesso onde poderá copiar o link e colar onde quiser divulgar, seja no Instagram, Twitter, Facebook, YouTube ou onde mais achar interessante.

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só escrever nos comentários ou me enviar um e-mail. O endereço é contato@rodrigofavaro.com. Espero ter ajudado.