Taxa de Rejeição – O que é? Como melhorar?

Tempo aproximado de leitura: 8 minutos. Prefere ouvir? Utilize o player abaixo:

Antes de começarmos a falar efetivamente sobre Taxa de Rejeição, vamos falar sobre Google Analytics e seu uso no Brasil.

Se você chegou até esta publicação isso provavelmente aconteceu pois tem acessado seus relatórios do Google Analytics e viu lá em alguma lugar Taxa de Rejeição seguida de um número percentual %. Eu gostaria de lhe dar os parabéns, pois você faz parte de um pequeno grupo que usa Google Analytics no Brasil. Veja o porquê:

Estatísticas Google Analytics no Brasil - Rodrigo Favaro

Temos então que 15,72% dos sites no Brasil estão utilizando o Google Analytics. Esse número é muito pequeno e por isso lhe dei os parabéns. Você tem feito um bom trabalho ao utiliza-lo e também ao querer entender como ele funciona. Mas, chega de enrolação. Vamos agora entender como é calculada a Taxa de Rejeição do seu site.

A forma mais simples de entender Taxa de Rejeição é pensando como uma única interação no seu site. Mas, o que isso quer dizer? Pense no usuário que chega no seu site através de um link indexado no Google, ou uma publicação sua em Redes Sociais ou mesmo por um e-mail marketing. Ele vai acessar tal página, vai ver o conteúdo e não vai interagir com mais nenhuma outra parte do site, ou seja, essa sessão carregou apenas uma vez o código do Google Analytics, o que lhe mostra nos eu relatório uma Taxa de Rejeição de 100%. Uma outra situação em que o usuário começa a navegar por outras páginas do seu site, você verá em seus relatórios uma taxa menor.

Segundo o próprio Google Analytics, o cálculo da taxa de rejeição é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, ela é a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics.

Podemos entender então, em um site com várias páginas, o resultado que você vai ver lá na página inicial do Google Analytics é um resumo de todas as páginas do seu site. Você pode ver a Taxa de Rejeição de cada página separado, mas o jeito de calcular a taxa será o mesmo.

Taxa de rejeição alta é ruim?

Essa pergunta é bem interessante. Na verdade isso não é ruim. Tudo vai depender do seu público alvo e do objetivo do seu site.

Se o seu site for um grande portal de notícias, ou um e-commerce, ter uma taxa alta vai ser ruim para seu negócio, pois isso mostra que o usuário não está interagindo com seu site, o que atrapalhará na sua obtenção de resultados, que neste exemplo, é fazer o usuário ler mais notícias para o grande portal e para o e-commerce, efetuar uma venda. Para esses casos então é indicada a Taxa de Rejeição mais baixa possível.

Por outro lado, temos as bem difundidas Landing Pages (ou Páginas de Pouso). Muitos serviços, produtos e empresas usam Landing Pages pois uma única página é suficiente para exibir todas as informações. Neste caso, como o site só tem uma página, você vai ter uma Taxa de Rejeição bem alta, próxima a 100%. Os dados que você vai precisar extrair neste caso é número de Visitantes e Conversões, que geralmente é algo relacionado a obtenção de Leads (e-mails) para as Landing Pages.

Como reduzir a Taxa de Rejeição?

Essa já é uma situação um pouco mais complicada e que será necessária uma investigação mais detalhada. Você vai precisar analisar a sua Taxa de Rejeição em várias perspectivas diferentes, entre elas:

  • O Relatório de visão geral do público fornece a Taxa de Rejeição Geral do seu site
  • O Relatório de Canais fornece a taxa de rejeição de cada agrupamento de canais
  • O Relatório de todo o tráfego fornece a taxa de rejeição de cada combinação Origem/Mídia
  • O Relatório de todas as páginas fornece a taxa de rejeição de Páginas Individuais

Taxa de Rejeição Geral

Se a taxa geral do seu site estiver ruim, então o problema é um pouco mais grave. Essa alta taxa apresentada de assim de forma ampla é um sinal de que algo está errado. Ou seu site não está produzindo um conteúdo legal, ou a experiência de navegação está ruim, seu site pode estar lento ou você está atraindo as pessoas erradas para o seu site.

Taxa de Rejeição Geral - Google Analytics

Canais

Temos como principais canais Referral (Tráfego por Referência), Social (Instagram/Facebook/Twitter etc.), Organic Search (Busca Orgânica – google.com, bing.com, etc.), Direct (Tráfego Direto – quando alguém digita a URL do seu site diretamente). Analisar cada um deles separadamente vai lhe dar uma ideia de algum possível problema.

Taxa de Rejeição Por Canal - Google Analytics

Se o Referral estiver com uma taxa alta, isso significa que sites estão referenciando o seu site e isso não tem sido legal para seus resultados, ou seja, o público que está vindo por referência não está sendo o seu público alvo.

Com o Social atrapalhando sua Taxa de Rejeição, você vai poder analisar quais redes estão implicando em taxas maiores e lá selecionar o público mais adequado. Você não pode interagir com pessoas interessadas em “Peças de Carro” se o seu público alvo for pessoas procurando por “Receitas de Bolo”.

Organic Search é na grande maioria dos sites a maior fonte de tráfego. Se você tiver recebendo muitos acessos vindo de sites de busca (e o Google principalmente) e esses visitantes não estão interagindo com seu site, então você precisa mudar a comunicação do seu site para garantir que sejam indexados conteúdos que realmente tenham a ver com seu público. Seguindo nosso mesmo exemplo de “Peças de Carro” e “Receitas de Bolo”, você não pode misturar esses dois assuntos, pois irá trazer uma experiência ruim para ambos os públicos.

Por fim, quando o Direct lhe der uma taxa de rejeição alta é porque você realmente fez algo que não deveria com seu site, como mudar completamente o foco, mudar o layout para um de pior qualidade, ou qualquer outra mudança que afete demais o seu site. Quando o usuário já acessa seu site digitando a URL diretamente, é porque ele já conhece e já interagiu com seu site antes, e gosta da experiência. Vai ser difícil encontrar altas Taxas de Rejeição no Direct, mas, se achar, então compare alguns períodos, veja quando começou e o que você fez de diferente que está implicando neste problema agora.

Origem/Mídia

Neste relatório você vai entrar literalmente na Origem do seu problema. Se dentre as várias origens uma dela está lhe trazendo uma alta Taxa de Rejeição então vai ser fácil você corrigir o problema. Pode estar acontecendo exatamente a mesma coisa dos exemplos acima. Você está interagindo com um público diferente naquela Origem e deverá corrigir isso se quiser ter sua taxa diminuída.

Taxa de Rejeição Origem Mídia - Google Analytics

Páginas Individuais

Tudo tem a ver com relevância. Se você tem um blog que fala de moda e em uma de suas publicações você resolver falar sobre política, muito possivelmente isso vai lhe dar uma Taxa de Rejeição alta naquela página. Seus usuários estão acostumados a interagir com seu blog por conta de moda, e vai cair numa página sobre política, então não vai ser uma experiência relevante para este usuário, que imediatamente vai deixar tal página e portanto, nesta Página Individual, você terá uma alta Taxa de Rejeição.

Taxa de Rejeição Por Página - Google Analytics

Conclusões

O Google Analytics tem uma série de informações e a Taxa de Rejeição é só uma delas. É uma das mais importantes, mas tem muitas outras coisas interessantes que você pode aprender. Fique de olho aqui no blog que muito em breve você vai ter novos conteúdos sobre GA.

Precisa de uma consultoria para seu site para melhorar sua presença online? Entre em contato comigo, solicite um orçamento e vamos trabalhar juntos. Envie um e-mail para contato@rodrigofavaro.com. Um forte abraço e até breve.