Como um website funciona?

De tanto navegar você possivelmente já está familiarizado com o funcionamento de um website. Apesar de parecer mágica, o funcionamento disso tudo tem alguns conceitos importantes de serem aprendidos para quem quer se tornar um desenvolvedor web.

O que é um website?

Um website é um conjunto de documentos e arquivos e arquivos feitos de texto, gráficos, cores, links e formatados que juntos oferecem uma experiência incrível ao usuário. Os websites são geralmente associados a um domínio, como, por exemplo, www.rodrigofavaro.com, que nada mais é um caminho para que seu computador possa encontrar os arquivos que compõe o website.

O que é um navegador (ou web browser)?

Os websites são acessados através de um navegador, que nada mais é do que um aplicativo do seu computador ou dispositivo móvel capaz de baixar e exibir na tela os arquivos e comentes que compõe o website. Os navegadores mais populares do mercado atualmente são Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft EDGE, Safari, que são capazes de ler e interpretar o domínio informado pelo usuário, requisitando os arquivos necessários e exibindo as informações na tela.

browsers

HTML

HyperText Markup Language (HTML) é a estrutura básica de todo e qualquer website, deste o mais básico até uma famosa rede social como o Facebook, por exemplo.

Texto, imagens e formatações são os tipos de conteúdos que podem ser escritos em HTML. Os documentos em HTML do site tem a extensão .html, que é exatamente o que possibilita o navegador interpretar e exibir aquela página da web em questão. Os documentos HTML e imagens usados em um website são muitas vezes referidos como assets, que nada mais é do que um termo utilizado para designar tudo o que compõe os websites. Podemos falar então que os assets são nossos recursos de folhas de estilo (CSS), scripts (JS), fontes e imagens.

O que é um servidor web?

Websites e todos os arquivos e documentos associados a ele estão hospedados (armazenados) em algum computador do mundo que neste caso são chamados de servidor web, ou simplesmente servidor. Os servidores precisam ser capazes de aceitar requisições de usuários e exibir as informações do website assim que foram solicitadas.

usuário servidor

Os servidores web não são muito diferentes dos computadores que temos em casa em relação a trabalhar com arquivos, pastas e aplicações, por exemplo, exceto pelo fato de que precisam estar ligados a conexões de internet ultrarrápidas e lidar com centenas, milhares ou até milhões de usuários simultaneamente. Sites populares como Netflix, Amazon, por exemplo, precisam contar com servidores super robustos para dar conta da grande quantidade de pessoas solicitando os serviços, fazendo compras, etc.

Enquanto temos o HTML como tecnologia usada pelos navegadores para exibir conteúdo ao usuário, os servidores web dependem de diferentes linguagens para operar. As linguagens e tecnologias utilizadas para gerenciar as solicitações do usuário aos arquivos do site e lidar com a organização e armazenamento de dados  do usuário são frequentemente chamadas de “server-side languages“, ou linguagens do lado do servidor.

Juntando tudo

Quando você digita um domínio no seu navegador, ele envia a requisição para o servidor web onde as informações estão hospedadas. O navegador então faz o download desses arquivos, geralmente arquivos HTML acompanhados de imagens ou vídeos, e exibem isso na tela do usuário, seja computador, tablet ou smartphone. HTML e outras linguagens que são responsáveis por exibir as informações na tela são associadas ao termo “front-end”, ou seja, o que o usuário vê e consegue ter acesso quando estamos falando de código. Para exemplo, pressione agora as teclas “CTRL+U” do seu teclado ou clique com o botão direito do mouse e clique em “Exibir código fonte da página”. Tudo o que aparecer é HTML, CSS e JavaScript (tecnologias front-end).

Quero começar agora!

O aprendizado para se construir um site requer muito tempo de estudo, mas com o básico já dá para fazer muita coisa. Se você está com muita pressa de criar um site, pode utilizar tecnologias que facilitam a vida, que funcionam basicamente com “arrastar e soltar”, clicar e pronto, seu site estará pronto. Eu não recomendo o uso desse tipo de tecnologia para quem quer aprender. O certo é fazer no braço, seguindo o passo-a-passo e garantir assim que todos os conceitos fiquem memorizados. Mas, como tempo é dinheiro como dizem, para começar seu site rapidamente, vocês podem pesquisar tecnologias como:

Qualquer uma dessas tecnologias são bem fáceis de serem implementadas e com poucos minutos você consegue por seu site no ar.

Dúvidas, sugestões, reclamações, por favor, me enviem um e-mail: contato@rodrigofavaro.com